De Ecclesiae Unitate

Caput 1

CUM moneat Dominus et dicat: «Vos estis sal terrae» (Matth. V, 13), cumque esse nos jubeat ad innocentiam simplices, et tamen cum simplicitate prudentes (Ib. X, 16), quid aliud, fratres dilectissimi, quam providere nos convenit, et sollicito corde vigilantes, subdoli hostis insidias intelligere pariter et cavere, ne qui Christum sapientiam Dei Patris induimus, minus sapere in tuenda salute videamur? Neque enim persecutio sola metuenda est et ea quae subruendis ac dejiciendis Dei servis aperta impugnatione grassantur. Facilior cautio est ubi manifesta formido est, et ad certamen animus ante praestruitur quando se adversarius confitetur. Plus metuendus est et cavendus inimicus cum latenter obrepit, cum, per pacis imaginem fallens, occultis accessibus serpit; unde et nomen serpentis accepit. Ea est ejus semper astutia, ea est circumveniendi hominis caeca et latebrosa fallacia. Sic ab initio statim mundi fefellit, et, verbis mendacibus blandiens, rudes animas incauta credulitate decepit. Dominum ipsum tentare conatus, quasi obreperet rursus et falleret, latenter accessit. Intellectus tamen est et retusus; et ideo prostratus, quia agnitus atque detectus.

A Unidade da Igreja

Capítulo 1

Desde que o Senhor nos admoesta e diz: «Vós sois o sal da terra» (Mt 5, 13), e desde que nos exorta a sermos simples em relação à inocência, e, contudo, prudentes com simplicidade (Ibid. 10, 16), o que seria mais conveniente para nós, irmãos diletíssimos, senão acautelar-nos e, estando vigilantes com um coração atento, de igual modo, perceber e evitar os ardis do inimigo astuto para não parecer que nós, que nos revestimos de Cristo, a sabedoria de Deus Pai, temos menos discernimento na defesa de nossa salvação? Pois não devemos temer somente a perseguição e aquelas coisas que avançam por ataque aberto para arruinar e abater os servos de Deus. Mais fácil é a precaução onde o medo é manifesto, e o espírito se prepara previamente para a batalha quando o adversário se revela. O inimigo deve ser mais temido e evitado quando se aproxima secretamente, quando, dissimulando sob a aparência de paz, se insinua por acessos ocultos; por isso também recebeu o nome de Serpente. Esta é sempre sua astúcia, este é o artifício sombrio e obscuro de enganar o homem. Assim, desde o início do mundo, ele tem constantemente iludido e, afagando com palavras mentirosas, ludibriado as almas simples por incauta credulidade. Ele se esforçou para tentar o próprio Senhor, como se pudesse se insinuar novamente e enganar, e se aproximou secretamente. No entanto, ele foi percebido e repelido e, por essa razão, subjugado, porque foi reconhecido e descoberto.