De Ecclesiae Unitate
Caput 4
Quae si quis consideret et examinet, tractatu longo atque argumentis opus non est. Probatio est ad fidem facilis compendio veritatis. Loquitur Dominus ad Petrum: «Ego tibi dico, inquit, quia tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam, et portae inferorum non vincent eam. Et tibi dabo claves regni coelorum: et quae ligaveris super terram, erunt ligata et in coelis; et quaecumque solveris super terram, erunt soluta et in coelis» (Matth. XVI, 18, 19). Et iterum eidem post resurrectionem suam dicit: «Pasce oves meas» (Joan. XXI, 15). Super illum unum aedificat Ecclesiam suam, et illi pascendas mandat oves suas. Et quamvis Apostolis omnibus post resurrectionem suam parem potestatem tribuat et dicat, «Sicut misit me Pater, et ego mitto vos: accipite Spiritum sanctum; si cujus remiseritis peccata, remittentur illi, si cujus tenueritis, tenebuntur» (Joan. XX, 21-23), tamen, ut unitatem manifestaret, unam cathedram constituit, unitatis ejusdem originem ab uno incipientem sua auctoritate disposuit. Hoc erant utique et caeteri Apostoli quod fuit Petrus, pari consortio praediti et honoris et potestatis, sed exordium ab unitate proficiscitur, et primatus Petro datur, ut una Christi Ecclesia et cathedra una monstretur. Et pastores sunt omnes, et grex unus ostenditur, qui ab Apostolis omnibus unanimi consensione pascatur, ut Ecclesia Christi una monstretur. Quam unam Ecclesiam etiam in Cantico canticorum Spiritus sanctus ex persona Domini designat et dicit: «Una est columba mea, perfecta mea, una est matri suae, electa genitrici suae» (Cant. VI, 9). Hanc Ecclesiae unitiatem qui non tenet, tenere se fidem credit? Qui Ecclesiae renititur et resistit, qui cathedram Petri, super quem fundata est Ecclesia, deserit, in Ecclesia se esse confidit? quando et beatus apostolus Paulus hoc idem doceat et sacramentum unitatis ostendat dicens: «Unum corpus et unus spiritus, una spes vocationis vestrae, unus Dominus, una fides, unum Baptisma, unus Deus» (Ephes. IV, 4-6).
A Unidade da Igreja
Capítulo 4
Se alguém considerar e examinar essas coisas, não precisará de um longo tratado nem argumentos. Há evidência fácil para a fé em um compêndio da verdade. O Senhor fala a Pedro: «Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas dos infernos não a vencerão. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus, e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado também nos céus» (Mt 16, 18-19). E, pela segunda vez, ao mesmo, depois de sua ressurreição, diz: «Apascenta as minhas ovelhas» (Jo 21, 15). Sobre ele, sendo um, o Senhor edifica sua Igreja, e a ele confia suas ovelhas para serem apascentadas. Embora conceda igual poder a todos os Apóstolos depois de sua ressurreição e diga: «Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo. Se perdoardes os pecados de alguém, ser-lhes-ão perdoados, se os retiverdes, ser-lhes-ão retidos» (Jo 20, 21-23), todavia, para manifestar a unidade, constituiu uma só cátedra e, por sua autoridade, dispôs que a origem desta mesma unidade derivasse de um só. Sem dúvida, os outros Apóstolos também eram o que Pedro era, dotados com igual parcela de honra e poder; mas o princípio procede da unidade, e o primado é dado a Pedro, para que sejam apontadas uma única Igreja de Cristo e uma única cátedra. Todos são pastores, mas é anunciado um só rebanho que seria apascentado por todos os Apóstolos com consenso unânime, para que seja apontada uma única Igreja de Cristo. No Cântico dos cânticos, o Espírito Santo também designa esta única Igreja a partir da pessoa do Senhor e diz: «Uma só é a minha pomba, a minha perfeita, ela é a única para sua mãe, a predileta para sua genetriz» (Ct 6, 8). Aquele que não conserva essa unidade da Igreja, pensa que conserva a fé? Quem se opõe e resiste à Igreja, quem abandona a cátedra de Pedro, sobre a qual está alicerçada a Igreja, confia que está na Igreja? Quando também o bem-aventurado apóstolo Paulo nos ensina a mesma coisa e apresenta o sacramento da unidade, dizendo: «Um só corpo e um só Espírito, uma só esperança da vossa vocação, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus» (Ef 4, 4-6).