De Ecclesiae Unitate

Caput 7

Hoc unitatis sacramentum, hoc vinculum concordiae inseparabiliter cohaerentis ostenditur quando in Evangelio tunica Domini Jesu Christi non dividitur omnino nec scinditur, sed sortientibus de veste Christi quis Christum indueret, integra vestis accipitur, et incorrupta atque indivisa tunica possidetur. Loquitur ac dicit Scriptura divina: «De tunica autem, quia de superiore parte non consutilis, sed per totum textilis fuerat, dixerunt ad invicem: Non scindamus illam, sed sortiamur de ea cujus sit» (Joan. XIX, 23, 24). Unitatem illa portabat de superiore parte venientem, id est de coelo et a Patre venientem, quae ab accipiente ac possidente scindi omnino non poterat, sed totam simul et solidam firmitatem inseparabiliter obtinebat. Possidere non potest indumentum Christi qui scindit et dividit Ecclesiam Christi. Contra denique cum, Salomone moriente, regnum ejus et populus scinderetur, Achias propheta Jeroboam regi obvius factus in campo, in duodecim scissuras vestimentum suum discidit dicens: «Sume tibi decem scissuras, quia haec dicit Dominus: Ecce scindo regnum de manu Salomonis, et dabo tibi decem sceptra, et duo sceptra erunt ei propter servum meum David et propter Hierusalem civitatem quam elegi ut ponam nomen meum illic» (III Reg. XI, 31, 32, 36). Cum duodecim tribus Israel scinderetur, vestimentum suum propheta Achias discidit. At vero, quia Christi populus non potest scindi, tunica ejus per totum textilis et cohaerens divisa a possidentibus non est. Individua, copulata, connexa ostendit populi nostri, qui Christum induimus, concordiam cohaerentem. Sacramento vestis et signo declaravit Ecclesiae unitatem.

A Unidade da Igreja

Capítulo 7

Este sacramento da unidade, este vínculo de concórdia indissoluvelmente harmoniosa, se mostra quando, no Evangelho, a túnica do Senhor Jesus Cristo não é de forma alguma dividida nem rasgada. Mas, depois de tirarem a sorte sobre a veste de Cristo, alguém se revestiria de Cristo, uma veste intacta é recebida e uma túnica incólume e indivisa é possuída. A divina Escritura declara e diz: « Ora, quanto à túnica, porque era sem costura, mas tecida como uma só peça, de alto a baixo, disseram uns para os outros: Não a rasguemos, mas tiremos a sorte sobre ela para ver de quem será» (Jo 19, 23-24). Ela trazia a unidade que vinha do alto, isto é, que vinha do céu e do Pai, que de forma alguma podia ser rasgada por quem a recebe e possui, mas preservava indissoluvelmente sua completa e, ao mesmo tempo, sólida consistência. Não pode possuir o manto de Cristo quem rasga e divide a Igreja de Cristo. Finalmente, quando, por outro lado, após a morte de Salomão, seu reino e seu povo foram divididos, o profeta Aías, tendo se encontrado com o rei Jeroboão no campo, rasgou sua vestimenta em doze pedaços, dizendo: «Toma para ti dez pedaços, porque isto diz o Senhor: Eis que arranco o reino da mão de Salomão, e te darei dez cetros, e dois cetros pertencerão a ele por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, cidade que escolhi para ali estabelecer o meu nome» (1Rs 11, 31-32.36). Quando as doze tribos de Israel foram divididas, o profeta Aías rasgou sua vestimenta. Mas, na verdade, porque o povo de Cristo não pode ser dividido, sua túnica, tecida como uma só peça e harmoniosa, não é dividida por aqueles que a possuem. Indivisível, unida, conectada, mostra a harmoniosa concórdia de nosso povo, nós, que nos revestimos de Cristo. Pelo sacramento e sinal de sua veste, Ele declarou a unidade da Igreja.