De Ecclesiae Unitate
Caput 8
Quis ergo sic est sceleratus et perfidus, quis sic discordiae furore vesanus, ut aut credat scindi posse aut audeat scindere unitatem Dei, vestem Domini, Ecclesiam Christi? Monet ipse in Evangelio suo et docet dicens: «Et erit unus grex et unus pastor» (Joan. X, 16). Et esse posse uno in loco aliquis existimat aut multos pastores aut plures greges? Apostolus item Paulus, hanc eamdem nobis insinuans unitatem, obsecrat et hortatur dicens: «Obsecro, inquit, vos, fratres, per nomen Domini nostri Jesu Christi, ut id ipsum dicatis omnes, et non sint in vobis schismata. Sitis autem compositi in eodem sensu et in eadem sententia» (I Cor. I, 10). Et iterum dicit: «Sustinentes invicem in dilectione, satis agentes servare unitatem spiritus in conjunctione pacis» (Ephes. IV, 2, 3). Stare tu et vivere putas posse de Ecclesia recedentem, sedes sibi alias et diversa domicilia condentem, cum dictum sit ad Rahab, in qua praeformabatur Ecclesia: «Patrem tuum et matrem tuam et fratres tuos et totam domum patris tui colliges ad te ipsam in domum tuam, et omnis qui exierit ostium domus tuae foras, reus sibi erit» (Josue II, 18, 19). Item sacramentum Paschae nihil aliud in Exodi lege contineat quam ut agnus, qui in figura Christi occiditur, in domo una edatur. Loquitur Deus dicens: «In domo una comedetur, non ejicietis de domo carnem foras» (Exod. XII, 46). Caro Christi et sanctum Domini ejici foras non potest, nec alia ulla credentibus praeter unam Ecclesiam domus est. Hanc domum, hoc unanimitatis hospitium designat et denuntiat Spiritus sanctus in Psalmis dicens: «Deus qui inhabitare facit unanimes in domo» (Psal. LXVII, 7). In domo Dei, in Ecclesia Christi, unanimes habitant, concordes et simplices perseverant.
A Unidade da Igreja
Capítulo 8
Quem, portanto, é tão celerado e pérfido, quem é tão louco pelo delírio da discórdia, para acreditar que a unidade de Deus, a veste do Senhor, a Igreja de Cristo pode ser dividida ou ousar rasgá-la? Ele mesmo, em seu Evangelho, nos admoesta e ensina, dizendo: «E haverá um só rebanho e um só pastor» (Jo 10, 16). E alguém pensa que pode haver em um só lugar muitos pastores ou vários rebanhos? Também o Apóstolo Paulo, recomendando-nos esta mesma unidade, suplica e exorta, dizendo: «Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa e que não haja cismas entre vós. Mas que sejais unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar» (1Cor 1, 10). E novamente diz: «Suportando-vos uns aos outros com amor, procurando suficientemente conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz» (Ef 4, 2- 3). Tu pensas que podes perseverar e viver afastando-se da Igreja, estabelecendo para si outras sedes e domicílios diferentes, quando é dito a Raab, na qual era preparada a Igreja: «Reunirás a ti, em tua própria casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai. Qualquer pessoa que sair para fora da porta da tua casa, será responsável por si mesmo» (Js 2, 18-19). O sacramento da Páscoa, na lei do Êxodo, nada mais estabeleceria senão que o cordeiro, que é morto como figura de Cristo, fosse comido em uma só casa. Deus fala, dizendo: «Há de comer-se numa só casa, não levareis nenhum pedaço de carne para fora da casa» (Ex 12, 46). A carne de Cristo e o santo do Senhor não podem ser levados para fora, e nenhuma outra casa há para os crentes além da única Igreja. Esta casa, este refúgio da unanimidade, o Espírito Santo designa e anuncia nos Salmos, dizendo: «Deus, que faz habitar numa casa os que têm uma só mente» (Sl 67, 7). Na casa de Deus, na Igreja de Cristo, habitam os que têm uma só mente e perseveram os que vivem em concórdia e os simples.