De Ecclesiae Unitate

Caput 20

Nec quisquam miretur, dilectissimi fratres, etiam de confessoribus quosdam ad ista procedere, inde quoque aliquos tam nefanda quam gravia peccare. Neque enim confessio immunem facit ab insidiis diaboli, aut contra tentationes et pericula et incursus atque impetus saeculares adhuc in saeculo positum perpetua securitate defendit. Caeterum numquam in confessoribus fraudes et stupra et adulteria postmodum videremus, quae nunc in quibusdam videntes ingemiscimus et dolemus. Quisquis ille confessor est, Salomone major aut melior aut Deo charior non est: qui tamen quamdiu in viis Domini ambulavit, tamdiu gratiam quam de Domino fuerat consecutus obtinuit; postquam dereliquit Domini viam, perdidit et gratiam Domini. Et ideo scriptum est: «Tene quod habes, ne alius accipiat coronam tuam» (Apoc. III, 11). Quod utique Dominus non minaretur auferri posse coronam justitiae, nisi quia, recedente justitia, recedat necesse est et corona.

A Unidade da Igreja

Capítulo 20

Ninguém deve se surpreender, diletíssimos irmãos, que até mesmo certos homens dentre os confessores caminhem para isso e, por conseguinte, também que alguns deles cometam faltas tão nefandas quanto graves. Pois a confissão não torna livre das ciladas do diabo, nem protege com segurança perpétua contra as tentações, os perigos, os embates e os ataques seculares aquele que ainda está fincado no mundo. Caso contrário, nunca veríamos enganos, estupros e adultérios subsequentes nos confessores, coisas que, vendo agora em alguns, deploramos e lamentamos. Quem quer que seja o confessor, ele não é maior, nem melhor, nem mais estimado por Deus que Salomão, que, enquanto andou nos caminhos do Senhor, manteve a graça que tinha alcançado do Senhor. Depois que abandonou o caminho do Senhor, perdeu também a graça do Senhor. Por isso, está escrito: «Guarda o que tens, para que outro não tome a tua coroa» (Ap 3, 11). Decerto o Senhor não nos advertiria que a coroa da justiça nos pode ser tirada, senão porque, quando a justiça se afasta, a coroa também deve necessariamente se afastar.