De Perpetua Virginitate B. Mariae

Caput 13

Helvidii ultima propositio.—Extrema propositio fuit (licet id ipsum in primogenito voluerit ostendere), fratres Domini in Evangeliis nominari, ut ibi: «Ecce mater ejus et fratres ejus stabant foris, quaerentes loqui cum eo» (Luc. VIII, 20). Et alibi: «Post haec descendit Capharnaum, ipse et mater ejus, et fratres ejus» (Joan. II, 12). Et ibi: «Dixerunt ergo fratres ejus ad eum: Transi hinc, et vade in Judaeam, ut et discipuli tui videant opera tua quae facis. Nemo enim aliquid in occulto faciens, quaerit ipse in palam esse. Si haec facis, manifesta teipsum mundo» (Joan. VII, 3, 4). Joanne desuper inferente: «Neque enim fratres ejus tunc credebant in eum» (Ibid. 5).

Item Marcus et Matthaeus: «Et docebat eos in synagoga eorum in patria sua, ita ut stuperent, et dicerent: Unde huic omnis haec sapientia et virtutes? Nonne hic est fabri filius? nonne mater ejus dicitur Maria, et fratres ejus Jacobus et Joseph, et Simon et Judas, et sorores ejus omnes apud nos sunt?» (Mat. XIII, 54-56; Marc. VI, 1-3) Lucas quoque in Actibus Apostolorum ita refert: Hi omnes erant instantes unanimes in oratione cum mulieribus et Maria matre Jesu, et fratribus ipsius (Act. I, 14).

Necnon et Paulus Apostolus in eadem historiae veritate pari voce concordat: «Ascendi autem secundum revelationem, et neminem vidi, nisi Petrum et Jacobum fratrem Domini» (Galat. II, 2; I, 19). Et rursum in alio loco: «Numquid non habemus potestatem manducandi et bibendi? Numquid non habemus potestatem uxores circumducendi, sicut et caeteri Apostoli, et fratres Domini, et Cephas?» (I Cor. IX, 4, 5).

Et ne forte aliquis Judaeorum testimonium non admitteret, qui etiam nomina fratrum illius ediderunt, simili eos asserens [Al. asseris] in fratribus errore deceptos, quo "in patre aestimando sunt lapsi, argute praecavit, et ait: Haec eadem vocabula ab Evangelistis in alio loco nominari, et eosdem esse fratres Domini, filios Mariae."

Matthaeus loquitur: Erant autem ibi (haud dubium quin ante crucem Domini) et mulieres multae a longe spectantes, quae secutae fuerant Jesum a Galilaea, ministrantes illi. Inter quas erant Maria Magdalene, et Maria Jacobi, et Joseph mater, et mater filiorum Zebedaei (Matth. XXVII, 55, 56). Item Marcus: Erant autem et mulieres a longe aspicientes, inter quas erant Maria Magdalene, et Maria Jacobi minoris, et Joseph mater, et Salome (Marc. XV, 40): ibique post modicum: Et aliae multae quae ascenderant cum eo in Jerusalem. Necnon et Lucas: Erant autem Maria Magdalene et Joanna, et Maria Jacobi, et caeterae cum eis (Luc. ult. 10).

A Virgindade Perpétua de Maria

Capítulo 13

Última proposição de Helvídio.—Sua última proposição, ainda que ele tenha pretendido prova-la na questão da primogenitura, sustentava que os irmãos do Senhor são mencionados nos Evangelhos, como nesta passagem: «Eis que sua mãe e seus irmãos estão fora, querendo falar com ele» (Lucas VIII, 20). E em outro lugar: «Depois disso, desceram à Cafarnaum, ele, sua mãe e seus irmãos» (João II 12). E nesta passagem: «Disseram-lhe, então, seus irmãos: Parte daqui e vai para a Judeia, para que teus discípulos também vejam as obras que fazes, pois ninguém age às ocultas, quando quer ser publicamente conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo» (João VII, 3-4). E quando João complementa: «Pois nem mesmo seus irmãos criam nele» (Ibid. 5).

Do mesmo modo, Marcos e Mateus: «E os ensinava nas suas sinagogas em sua pátria, de tal sorte que se admiravam e diziam: ‘De onde lhe vêm toda essa sabedoria e esses milagres? Porventura não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não vivem todas entre nós?’» (Mateus XIII, 54-56; Marcos. VI, 1-3). Também Lucas assim nos relata em Atos dos Apóstolos: «Todos estes, unânimes, perserveravam na oração com as mulheres e com Maria, mãe de Jesus e com seus irmãos» (Atos I, 14).

E também Paulo, o Apóstolo, em termos semelhantes, está de acordo com esta mesma verdade histórica: «Subi em virtude de uma revelação, e não vi ninguém, a não ser Pedro e Tiago, o irmão do Senhor» (Gálatas II, 2; I, 19). E de novo, em outro lugar: «Porventura não temos o direito de comer e de beber? Porventura não temos o direito de levar as esposas conosco, como também os outros Apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas?» (I Cor. IX, 4, 5).

Com receio de que, eventualmente, alguém não admitisse o testemunho dos judeus, que até deram a conhecer os nomes de seus irmãos, alegando que eles foram enganados em relação aos irmãos por erro similar pelo qual se propuseram a acreditar acerca do pai, sutilmente tomou precauções, e disse: Estes mesmos nomes são mencionados pelos evangelistas em outro lugar, e as mesmas pessoas são irmãos do Senhor, filhos de Maria.

Mateus diz: «Estavam ali (sem dúvida diante da cruz do Senhor) muitas mulheres, olhando de longe, que haviam seguido Jesus desde a Galileia para o servir. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu» (Mateus XXVII, 55, 56). Também Marcos: «E também estavam ali mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor e de José, e Salomé» (Marcos XV, 40). E, um pouco depois, nessa passagem: «E muitas outras que subiram com ele para Jerusalém» (Marcos XV, 41). E também Lucas: «Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e outras com elas» (Lucas XXIV, 10).